
O bom de quem faz cerveja é a parceria. Independente se acabou de conhecer um homebrewer (adoro termos em inglês para definir quem começou a fazer cerveja em casa), quando você diz que também faz, sempre tem a troca de técnicas e processos.
Cada um faz de uma forma que mais lhe convém. Numa dessas conversas, onde contei que só tinha um freezer (2019 acho), veio a dica de fazer uma lager e controlar temperatura no freezer e usar a levedura kveik para fazer uma Ale em temperatura ambiente.
A levedura Kveik fermenta em altas temperaturas, não tendo necessidade de controle de temperatura rígido igual às lagers ou o controle de temperatura para obter um bom resultado com as ales.
Essa foi minha primeira juicy ipa usando kveik. Usei uma seleção de 3 lúpulo com características cítricas. Acho que a levedura também contribui com esse aroma cítrico no final.
Gostei muito do resultado. Único ponto é que no dry hop a levedura volta a “acordar” fermentando os óleos essenciais do lúpulo.
Abri uma ontem, com 7 meses de envase no priming. A lupulagem deu uma cansada, mas a carbonatação e a envelhecida no aroma do malte valeram a experiência. Tributo ao grande King Diamond, com o nome da música do Black Sabbath que acho sensacional.
Vai minha teoria: cerveja com teor acima de 6% e lupulada, não tem prazo de validade.
#cerveja #homebrew #kveik #juicyipa